sexta-feira, 12 de junho de 2015

Raize - Empréstimos Coletivos em Portugal


Um pouco diferente dos projetos aqui mostrados, hoje apresento-vos a Raize.

A Raize é muito resumidamente um site de empréstimos coletivos.
Uma plataforma feita de pessoas e empresas, onde são as pessoas (nós) que emprestam diretamente às empresas Portuguesas. Uma fonte alternativa de financiamento para empresas e de investimento para nós os particulares que andamos sempre à procura de alternativas de investir bem o nosso dinheiro.

A Raize é a 1ª plataforma de empréstimos coletivos em Portugal.
O conceito é simples: uma empresa pede um financiamento no mercado da Raize, que é de seguida financiado por vários investidores – tal e qual como se fosse um projeto de crowdfunding.
O pagamento do empréstimo é feito mensalmente através de prestações mensais, que incluem uma componente de capital e de juros.
As empresas são analisadas pela Raize antes de entrarem neste mercado, para evitar que entrem empresas que tenham menos de 2 anos ou que estejam em incumprimento.

Oportunidades:
Uma boa oportunidade de receber juros mais atrativos (entre 4 a 10%/ano) do que os atualmente praticados pelos bancos portugueses.

Riscos:
Obviamente há sempre o risco de a empresa entrar em incumprimento, mas para minimizar esse risco as empresas são avaliadas antes de poderem entrar neste site.

Pagamentos:
A devolução dos empréstimos ocorre todos os meses. Todos os meses recebemos 1/12 (no caso de empréstimos a 12 meses) do valor emprestado + 1/12 do valor a receber de juros.
Também desta maneira o risco diminui pois não precisamos de esperar pelo fim do período para receber todo o valor (capital + juros). Vamos recebendo uma parte todos os meses.

Impostos:
Todo este sistema é 100% legal, sendo os impostos devidos retidos na fonte, à taxa liberatória (28%). Não precisa em termos de IRS declarar estes ganhos.

Aceitas o convite?
Se sim inscreve-te aqui

 

1 comentário:

Dav7 disse...

Eu sou membro do Raize e estou a adorar, não só ajudo a economia a avançar como ganho dinheiro!

Fazes bem em promover esta plataforma :)